High Value for Communication

High Value for Communication

by francisco
Maria Lacerda

Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e tendo frequentado também 4 anos do curso de Economia na mesma Universidade, especializou-se em Comunicação Financeira e fez um programa de imersão sobre Negociação na Harvard Law School, em Boston.

Após um início de carreira em funções financeiras, rapidamente se especializou na atividade a que tem dedicado a sua vida profissional, Consultoria em Posicionamento Institucional e Comunicação Financeira.

O seu percurso profissional desenvolveu-se ao longo de mais de 20 anos em diversas empresas especializadas, com elevada senioridade e liderando equipas na maior parte do tempo, sempre com elevada proximidade aos clientes e aos media e opinion makers.

O tipo de situações em que trabalhou foi também bastante diversificado, indo da consultoria permanente (tipo avença contínua) às operações especiais (IPO’s, privatizações, aumentos de capital, M&A’s), apoiando sempre a Comunicação e o desenvolvimento do posicionamento e imagem das empresas e também dos seus responsáveis.

Iniciou a sua carreira profissional como Assessora do Conselho de Administração na Companhia de Seguros Mundial Confiança, onde, convidada por um seu antigo Professor, colaborou na área de Planeamento Estratégico e na área Financeira e participou ativamente na preparação do processo de privatização daquela empresa

Foi Diretora Financeira da Sociedade Gestora do Imovest – Fundo de Investimentos Imobiliários –, empresa participada pelo Credit Lyonais, Crédito Predial Português e Banco Pinto e Sottomayor.

Esteve oito anos na Unimagem, Comunicação e Imagem, inicialmente como Diretora e nos últimos quatro anos como Administradora Delegada, tendo desenvolvido projetos na área de Comunicação Financeira, de que destacam a IPO da Lisgráfica, a IPO da SAG/SIVA, a IPO da ALCO – Grupo Nutrinveste, a privatização da Soponata, a privatização da Quimigal e aquisição do Banco Pinto e Sotto Mayor por ajuste direto pelo BCP.

Em 2000 e 2001 desempenhou funções de Investor Relations & Comunicação na WebLab, com a responsabilidade da coordenação e organização destas áreas na tentativa de IPO desta holding de investimentos em .Com ligada aos grupos Espírito Santo e Teixeira Duarte.

Entre 2004 e 2005 colaborou com o Grupo Workmedia no lançamento de um projeto de seminários e eventos.

Em 2006 criou a Imagegate, da qual é Proprietária e Managing Partner, uma Consultora de Comunicação Estratégica que se posiciona como uma Boutique de Comunicação muito focalizada num nicho de clientes servido de modo permanente pela própria, onde continuou a desenvolver projetos com uma forte componente de comunicação financeira e de mercado de capitais.

Top